quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Movimento Luto Brasil Videos da manifestações em frente a FIERGS










Acompanhe a divulgação de nossas ações pelo blog http://lutobrasil.blogspot.com/
ou mande seu e-mail para lutobrasil@gmail.com
Acesse também a nossa comunidade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37823547

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

CONVOCATÓRIA

Convocamos todos os simpatizantes do Movimento Luto Brasil a estarem presentes no Portão 3 do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na próxima sexta-feira, dia 31 de agosto, a partir das 11h da manhã.
Iremos aproveitar a abertura oficial da 30ª Expointer, a partir das 14h, com a presença de autoridades públicas municipais, estaduais e nacionais para reforçar nosso protesto contra os problemas que enfrenta a sociedade brasileira, e cobrar destas autoridades ações efetivas no combate à esta situação.
O Movimento Luto Brasil prega uma luta pacífica, com inteligência, seriedade e muita força, pelos diretos do cidadão.Lute você também pelo Brasil.

O QUE: Manifestação do Movimento Luto Brasil.

QUANDO: Dia 31 de agosto, sexta-feira, a partir das 11h.

ONDE: Em frente ao Portão 3 do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.


Acompanhe a divulgação de nossas ações pelo blog http://lutobrasil.blogspot.com/ou mande seu e-mail para lutobrasil@gmail.comAcesse também a nossa comunidade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37823547
Veja matérias que saíram em alguns jornais

Jornal o Sul:

Jornal o correio do povo:


Site ClicRBS:


Site Diário da Manhá:

Revista Veja:

Acompanhe a divulgação de nossas ações pelo blog http://lutobrasil.blogspot.com/
ou mande seu e-mail para lutobrasil@gmail.com
Acesse também a nossa comunidade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37823547

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Movimento Luto Brasil Oficio
Queremos externar nosso protesto e preocupação com os eventos ocorridos na tarde desta sexta-feira (24.08), quando nós, integrantes do Movimento Luto Brasil, fomos agredidos por partidários do PT e do presidente Lula na frente da Fiergs (Federação das Indústrias do RS). O mais grave foi a atitude complacente de soldados da Brigada Militar que assistiram a tudo e permitiram que cidadãos que protestavam democrática e pacificamente, fossem cercados, intimidados e agredidos. Nosso material foi roubado, nosso carro de som depredado e pelo menos uma integrante de nosso grupo saiu machucada com escoriações.

Somos cidadãos brasileiros indignados com a corrupção, a impunidade, a violência e o descaso. Não queremos mais do que assegurar nosso legítimo direito de ter voz, de protestar, algo normal em uma democracia. Esperamos que em nossas próximas mobilizações, a polícia gaúcha nos garanta um mínimo de segurança. Só assim poderemos exercer na plenitude, de forma ordeira e pacífica, a liberdade de expressão duramente conquistada por nós brasileiros.

Movimento Luto Brasil
Acompanhe a divulgação de nossas ações pelo blog http://lutobrasil.blogspot.com/
ou mande seu e-mail para lutobrasil@gmail.com
Acesse também a nossa comunidade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37823547

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Integrantes do Movimento Luto Brasil atacados por simpatizantes de Lula na Fiergs


Cerca de 20 integrantes do Movimento Luto Brasil foram atacados por simpatizantes do presidente Lula hoje à tarde, em frente ao prédio-sede da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), na Avenida Assis Brasil, zona norte da capital.

Ao chegar ao local para mostrar seu descontentamento com a condução das diversas crises que assolam o país, os integrantes do Movimento Luto Brasil foram acuados por cerca de 300 pessoas identificadas com bandeiras e camisetas de movimentos sociais, do Partido dos Trabalhadores e outros que integram a base governista. Em seguida houve um princípio de tumulto, resultando em empurrões, faixas rasgadas e quebra de estandartes do Movimento.

A Brigada Militar interveio, primeiramente afastando os grupos e, depois, escoltando o pessoal do Luto Brasil para fora da área ao redor da Fiergs. “Acabamos por optar pela retirada pois tememos pela nossa segurança. Era um pessoal que estava querendo briga, mesmo”, disse um dos integrantes do Luto Brasil, Emiliano Rosenfield. Depois disso, um reforço policial foi providenciado pela Brigada Militar.


Veja algumas fotos deste dia.



Acompanhe a divulgação de nossas ações pelo blog http://lutobrasil.blogspot.com/ou mande seu e-mail para lutobrasil@gmail.comAcesse também a nossa comunidade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37823547

sábado, 25 de agosto de 2007

Visita de Lula ao RS terá esquema à prova de vaias

Presidência optou por roteiro que dificulta a ação de manifestantes

Para apresentar o PAC no Estado, o cerimonial da Presidência optou por um roteiro que dificulta a ação de eventuais manifestantes contrários ao presidente Lula. O acesso ao presidente será restrito, a fim de evitar que se repitam vaias como as do Maracanã, na abertura do Pan, no dia 13 de julho.
Os partidos que fazem oposição mais ferrenha ao presidente, como P-Sol e PSTU, evitaram confirmar se haverá manifestações na breve passagem de Lula pelo Estado. Movimentos sociais e os grupos de familiares das vítimas do avião da TAM que se acidentou ao aterrissar em Congonhas não demonstram disposição de protestar.
O professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Benedito Tadeu César acredita que haverá manifestações. –
O Rio Grande do Sul possui militância forte nos partidos de oposição e no movimento estudantil. Ainda mais agora, na primeira vez em que Lula não foi o mais votado para presidente no Estado – disse o professor.
Os petistas acreditam que a recepção de Lula será calorosa. O deputado estadual Ronaldo Zülke (PT), porém, entende que as vaias são naturais no ambiente político.
– Espero que o povo gaúcho receba bem o presidente, que traz consigo boas notícias – afirmou Zülke.
O fato de que Lula anunciará investimentos no Estado não comove os manifestantes, no entendimento de César:
– Os segmentos que se dispõem a protestar não levam absolutamente em conta o que ele vem anunciar.
O deputado federal Paulo Pimenta (PT) aposta que Lula não será vaiado. Ele disse ter conversado com o presidente, que vive um momento de grande entusiasmo pelo PAC. Conforme Pimenta, Lula adiou a visita prevista para julho em respeito à dor dos familiares das vítimas do avião da TAM:
– Aquele momento era uma questão de respeito ao luto que o Estado vivia. Seria impossível manter a agenda.

ZERO HORA

Clima esquenta na Fiergs entre manifestantes pró e contra Lula. Grupo que pretendia protestar teve faixas e cartazes confiscados

Manifestantes a favor e contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizaram confusão por volta das 15h desta sexta em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), na zona norte de Porto Alegre, onde o petista deve chegar em instantes. Lula, que desembarcou por volta das 15h55min no aeroporto Salgado Filho, vem ao Estado para uma visita rápida, de três horas, em que anunciará investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Cerca de 300 pessoas ligadas a partidos da base aliada do governo esperavam para saudar o presidente, com caminhões de som, bandeiras, faixas, adesivos e bonés, quando aproximadamente 20 apoiadores do Movimento Luto Brasil apareceram no local. Este grupo, que trazia faixas de protesto, foi hostilizado pelos pró-Lula e teve o material confiscado.

COM INFORMAÇÕES DA RÁDIO GAÚCHA clic aqui e veja a materia completa.


Acompanhe a divulgação de nossas ações pelo blog http://lutobrasil.blogspot.com/
ou mande seu e-mail para lutobrasil@gmail.com
Acesse também a nossa comunidade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37823547

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Movimento Luto Brasil
recebe apoio de outros estados do país

DE ONDE VIRÁ O GRITO?

(Luciano Pires)

Num texto anterior introduzi o conceito de "Ressentimentos Passivos". Para relembrar, lá vai um trecho:

"Você também é mais um (ou uma) dos que preenchem seu tempo com ressentimentos passivos? Conhece gente assim? Pois é. O Brasil tem milhões de brasileiros que gastam sua energia distribuindo ressentimentos passivos. Olham o escândalo na televisão e exclamam “que horror". Sabem do roubo do político e falam "que vergonha". Vêem a fila de aposentados ao sol e
comentam "que absurdo”. Assistem a uma quase pornografia no programa dominical de televisão e dizem "que baixaria". Assustam-se com os ataques dos criminosos e choram “que medo". E pronto! Pois acho que precisamos de uma transição "neste país". Do ressentimento passivo à participação ativa.".

Pois recentemente estive em Recife e em Porto Alegre , onde pude apreciar atitudes com as quais não estou acostumado, paulista/paulistano que sou. Em Recife, naquele centro antigo, história por todos os lados. A cultura pernambucana explícita nos outdoors, nos eventos, vestimentas, lojas de artesanato, livrarias. Um regionalismo que simplesmente não existe na São
Paulo que, sendo de todos, não é de ninguém.

No Rio Grande do Sul, palestrando num evento do Sindirádio, uma surpresa. Abriram com o Hino Nacional. Todos em pé, cantando. Em seguida, o apresentador anunciou o Hino do Estado do Rio Grande do Sul. Fiquei curioso. Como seria o hino? Começa a tocar e, para minha surpresa, todo mundo cantando a letra!

"Como a aurora precursora / do farol da divindade / foi o vinte de setembro / o precursor da liberdade “

Em seguida um casal, sentado do meu lado, prepara um chimarrão. Com garrafa de água quente e tudo. E oferece aos que estão em volta. Durante o evento, a cuia passa de mão em mão, até para mim eles oferecem. E eu fico pasmo. Todos colocando a boca na bomba, mesmo pessoas que não se conhecem. Aquilo cria um espírito de comunidade ao qual eu, paulista, não estou acostumado.

Desde que saí de Bauru, nos anos setenta, não sei mais o que é "comunidade" . Fiquei imaginando quem é que sabe cantar o hino de São Paulo. Aliás, você sabia que São Paulo tem hino? Pois é... Foi então que me deu um estalo. Sabe como é que os "ressentimentos passivos" se transformarão em participação ativa? De onde virá o grito de "basta" contra os escândalos, a corrupção e o deboche que tomaram conta do Brasil? De São Paulo é que não será. Esse grito
exige consciência coletiva, algo que há muito não existe em São Paulo. Os paulistas perderam a capacidade de mobilização. Não têm mais interesse por sair às ruas contra a corrupção. São Paulo é um grande campo de refugiados, sem personalidade, sem cultura própria, sem "liga". Cada um por si e o todo que se dane. E isso é até compreensível numa cidade com 12 milhões de
habitantes.

Penso que o grito - se vier - só poderá partir das comunidades que ainda têm essa "liga". A mesma que eu vi em Recife e em Porto Alegre. Algo me diz que mais uma vez os gaúchos é que levantarão a bandeira.. Ou talvez os Pernambucanos. Que buscarão em suas raízes a indignação que não se encontra mais em São Paulo.

Que venham, pois. Com orgulho me juntarei a eles.

Luciano Pires

(Jornalista e Cartunista)

Este artigo é de autoria de Luciano Pires ( http://www.lucianopires.com.br/ ).
Acompanhe a divulgação de nossas ações pelo blog http://lutobrasil.blogspot.com/
ou mande seu e-mail para lutobrasil@gmail.com
Acesse também a nossa comunidade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37823547

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Movimento Luto Brasil é notícia mais uma vez nos principais telejornais
Assista algumas das reportagens aqui













Acompanhe a divulgação de nossas ações pelo blog http://lutobrasil.blogspot.com/
ou mande seu e-mail para lutobrasil@gmail.com
Acesse também a nossa comunidade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37823547

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Movimento Luto Brasil

Estas frases que estão postadas aqui foram envidas por uma pessoa que com suas poucas palavras relata bem os seus sentimentos e o sentido de nossos esforços, em fazer um país mais justo.


A burguesia no Brasil, como gostam de nos rotular jocosamente esses ocupantes temporários do poder, são apenas as pessoas que ralaram e ainda ralam duramente na vida, para conseguir comprar um carro e alguns, uma casa! Gente que desperta de madrugada, trabalhava, e continua trabalhando o dia inteiro e vai, ou foi para uma faculdade à noite, cochilando no ônibus, sem jantar, para conseguir um cantinho ao sol!

Os verdadeiros burgueses, são vocês (me desculpe Martinho da Vila), elite de governantes que tem passagens aéreas pagas pelo povo para se deslocar para onde bem entendem! Que tem altas diárias para pagar hotéis de luxo! Que tem cartões de crédito cedidos pelo governo para comprar o que quiserem, sem prestar contas a ninguém! Que assaltam a classe média para ficar com o dinheiro nos bolsos e jogam migalhas às pessoas muito pobres, na forma de bolsas e auxílios, dinheiro proveniente dos altíssimos impostos aplicados na classe média que são usados para conquistar votos que perpetuem esses autênticos burgueses políticos no poder. Meras esmolas! Porque, o que interessa, que é emprego, educação, saúde, infra-estrutura e segurança, isso o país não tem e não terá enquanto o povo não se indignar de fato!

Por isso, eu recordo o Martinho da Vila e digo: Burgueses, são vocês (governistas) nós, não passamos de uns pobres coitados!!

Autor : Nogueira.
Acompanhe a divulgação de nossas ações pelo blog http://lutobrasil.blogspot.com/
ou mande seu e-mail para lutobrasil@gmail.comAcesse também a nossa comunidade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37823547

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Movimento Luto Brasil


Protesto por vítimas do vôo da TAM lota saguão do Salgado Filho

Mauro Saraiva Júnior/Rádio Gaúcha





Centenas de pessoas lotaram completamente o saguão do Aeroporto Internacional Salgado Filho, nesta sexta, num dos protestos que marcam um mês do acidente com o vôo 3054 da TAM, ocorrido no dia 17 de julho no aeroporto de Congonhas, São Paulo. Vestidos de preto e com nariz de palhaço, os manifestantes, integrantes de dois movimentos, o Luto Brasil e o Cansei, protestam principalmente contra o “descaso com o sistema aéreo brasileiro”.
Entre os manifestantes estava Lúcia Melo de Andrade, de 26 anos, que perdeu o namorado na tragédia.
Leia mais sobre esta reportagem clicando aqui
Para ver as fotos do manifesto basta clicar aqui

Acompanhe a divulgação de nossas ações pelo blog http://lutobrasil.blogspot.com/
ou mande seu e-mail para lutobrasil@gmail.com
Acesse também a nossa comunidade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37823547

Movimento Luto Brasil faz manifestação no Aeroporto Salgado Filho

O Movimento Luto Brasil – uma iniciativa que nasceu de um grupo de cidadãos comuns indignados com tudo o que está acontecendo no Brasil – realiza manifestação amanhã (SEXTA-FEIRA, 17, no aeroporto Salgado Filho em frente ao guichê da TAM, a partir das 11:50) , data que marca um mês da tragédia do vôo 3054 da TAM. O grupo gaúcho se une nessa manifestação aos integrantes do Cansei, que fazem seu primeiro protesto em Porto Alegre.
Os integrantes do Luto Brasil ( http://lutobrasil.blogspot.com/ ) convidam a todos que se identifiquem com estes sentimentos de indignação e impotência frente aos escândalos, acidentes, mensalões e corrupção à solta no governo, para um protesto pacífico.
Diferentemente do tradicional sentimento de luto, onde as roupas pretas, o silêncio, a consternação e a incapacidade de agir tomam conta das pessoas, o Movimento Luto Brasil veste-se de negro, mas pretende fazer muito barulho, chamando a atenção dos gaúchos e brasileiros para os problemas que vemos todos os dias na tevê, no rádio e nos jornais. A idéia é cobrar atitude – atitude de quem é responsável e se isenta, de quem deve agir e se omite, e, mais importante, atitude de todos nós, que sustentamos esse país e vemos nosso patrimônio se esvair para os bolsos de políticos, empresários e servidores públicos corruptos e incompetentes, verdadeiros traidores da nação.
O Movimento Luto Brasil, um movimento civil que nasceu a partir da indignação com as (não) atitudes tomadas a partir do acidente com o vôo 3054 da TAM, prega uma luta pacífica, com inteligência, seriedade e muita força, pelos diretos do cidadão.Lute você também pelo Brasil.

O QUE: Manifestação do Movimento Luto Brasil.

QUANDO: Dia 17 de agosto, sexta, a partir das 11:50.

ONDE: Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em frente ao guichê da TAM.
Acompanhe a divulgação de nossas ações pelo blog http://lutobrasil.blogspot.com
ou mande seu e-mail para lutobrasil@gmail.com
Acesse também a nossa comunidade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37823547

Movimento Luto Brasil é notícia nos principais telejornais

Assista os vídeos aqui























quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Fotos do Movimento em frente ao Palácio Piratini




















Acompanhe a divulgação de nossas ações pelo blog http://lutobrasil.blogspot.com/
ou mande seu e-mail para lutobrasil@gmail.com
Acesse também a nossa comunidade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37823547

Movimento Luto Brasil é Noticia

Terça, 14 de agosto de 2007, 18h16

Jobim é recebido com protesto em Porto Alegre

Fernando Diniz
Direto de Porto Alegre

Cerca de 40 integrantes do Movimento Luto Brasil receberam o ministro da Defesa, Nelson Jobim, em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS), onde está reunido com a governadora do Estado, Yeda Crucius, com o coronel-chefe da Casa Militar e da Defesa Civil, Dalmo dos Santos do Nascimento e com os familiares das vítimas do Airbus da TAM.
Os manifestantes estavam na frente da sede do governo gaúcho com camisetas pretas e cartazes. Um avião de pequeno porte sobrevoava o lugar com uma faixa onde estava escrito o nome do movimento.

Um dos integrantes do movimento, o arquiteto Emiliano Rosenfield, disse que a organização foi criada para protestar contra a negligência do governo e contra as crises do País. "Estamos hoje aqui para mostrar nossa indignação ao ministro da Defesa", afirmou.

Rosenfield contou que, apesar do movimento ter sido criado após o acidente com o Airbus A320 da TAM em Congonhas, não foi fundado pelos familiares das vítimas. Eles planejam um novo protesto no Aeroporto Salgado Filho no dia 17 de agosto, quando o acidente completa um mês.

Redação Terra

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Ministro da Defesa é vaiado em Porto Alegre

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, se encontrou nesta terça-feira (14), em Porto Alegre (RS), com famílias de vítimas do acidente com o Airbus da TAM, ocorrido no dia 17 de julho, em São Paulo.
Veja a matéria.
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL88093-5598,00.html

http://www.clicrbs.com.br/especiais/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&tab=00052&newsID=a1589424.htm&subTab=4504&espid=65&uf=1&local1


lutobrasil@gmail.com.
Participe da nossa comunidade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37823547

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Nesta terça, 16h30min, em frente ao Palácio Piratini


Neste dia 14/08 as 16:30hs, em frente ao Palácio Piratini, temos mais uma oportunidade para manifestar a nossa indignação. Vamos aproveitar a presença do Ministro Nelson Jobim em nossa capital para mostrar que não estamos apáticos diante da corrupção, da impunidade, da violência, dos impostos, de tudo o que está matando o nosso Brasil.

Chame seus amigos e familares e venha de preto para esta manifestação pacífica, mas não silenciosa: porque fazendo barulho é que vamos acordar o nosso País!

Acompanhe a divulgação de nossas ações pelo blog http://lutobrasil.blogspot.com/ , ou mande seu e-mail para lutobrasil@gmail.com. Acesse também a nossa comunidade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37823547

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Luto Brasil no Brique - PARTICIPE!




Será neste domingo, dia 12/08, a primeira manifestação pública do Movimento Luto Brasil.

Às 10h30min, vamos todos nos reunir em frente ao Monumento do Expedicionário, para mostrar aos governantes deste país que estamos indignados com a omissão diante de tantos problemas: a falta de segurança, os acidentes aéreos, a carga tributária absurda e a corrupção generalizada.

Venha, chame seus familiares, amigos e colegas. Vamos cobrar o que é nosso direito. Façamos o nosso luto e lutemos para que esse país seja de todos nós: UM PAÍS VIVO!

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Manifesto do Movimento Luto Brasil


Bombas explodem pelo mundo, aviões explodem no Brasil. A insegurança é crescente entre nós. Os cidadãos têm medo de sair de casa, pois a morte espreita a todos. Em vez de podermos trabalhar, passear e amar tranquilamente, estamos sempre a espreita de que algo ruim possa acontecer. Pais não dormem enquanto seus filhos não chegam. Será que tudo isto é normal? Será que a normalidade do medo tornou-se algo natural?

Não tínhamos, porém, tudo visto. O Brasil foi durante muitos anos um país seguro do ponto de vista da aviação. De repente, tudo foi pelos ares, literalmente. Um avião explode no ar, outro aterrisando. E o que observamos? Um festival de irresponsabilidades. Pior, ninguém é responsável por nada. Autoridades públicas se eximem de qualquer responsabilidade, uma jogando sobre a outra a culpa pelo acontecido. Empresas que deveriam ser as mais preocupadas com a segurança, mostram que esta não era a sua preocupação central. A ganância desmedida parece imperar.

Onde estão as autoridades, se exclama o cidadão comum? Se foram eleitos para governar, por que não exercem as suas funções? Se são irresponsáveis, a única saída deveria ser a demissão. Pelo menos teriam uma atitude moral, a de indivíduos que sabem que faltaram e assumem o que fizeram ou deixaram de fazer.

Governantes imorais, despreocupados com o bem público, são omissos. Omissos com a segurança, omissos com os impostos que arrecadam, omissos com os desvios de recursos públicos, omissos com a corrupção. O Brasil vive uma sucessão de escândalos, uma notícia ruim se sucede a outra e, no entanto, nada é feito. O país está estarrecido e atônito.
O Estado deveria servir a sociedade. Ele vive dos impostos que pagamos e, por eles, deveriam prestar contas. Nós, contribuintes e cidadãos, somos os trabalhadores e os sustentáculos desse país. Os governantes são pessoas transitórias em seus cargos, assumidos para cumprirem com tarefas que dizem respeito ao bem de todos nós. O bem que vemos, porém, é o bem apenas deles! Devemos exigir que recursos sejam bem empregados e não desvirtuados para outras finalidades. E a segurança é a principal dentre elas.

A indignação é o inicio da responsabilidade, o começo da cidadania. Não fiquemos apáticos. Reivindiquemos os nossos direitos, pois, somente assim, o país viverá. A corrupção, a impunidade, a violência, os impostos, a omissão,tudo isso está matando o nosso Brasil. É por isso que estamos de luto. Não um luto passivo, lamurioso. Nos vestimos de preto para agir, para construir consciência e mudar essa situação. Cobremos o que é nosso direito. Façamos o nosso luto e lutemos para que esse país seja de todos nós: um país vivo.

O país está de luto, eu luto pelo Brasil!