sábado, 25 de agosto de 2007

Visita de Lula ao RS terá esquema à prova de vaias

Presidência optou por roteiro que dificulta a ação de manifestantes

Para apresentar o PAC no Estado, o cerimonial da Presidência optou por um roteiro que dificulta a ação de eventuais manifestantes contrários ao presidente Lula. O acesso ao presidente será restrito, a fim de evitar que se repitam vaias como as do Maracanã, na abertura do Pan, no dia 13 de julho.
Os partidos que fazem oposição mais ferrenha ao presidente, como P-Sol e PSTU, evitaram confirmar se haverá manifestações na breve passagem de Lula pelo Estado. Movimentos sociais e os grupos de familiares das vítimas do avião da TAM que se acidentou ao aterrissar em Congonhas não demonstram disposição de protestar.
O professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Benedito Tadeu César acredita que haverá manifestações. –
O Rio Grande do Sul possui militância forte nos partidos de oposição e no movimento estudantil. Ainda mais agora, na primeira vez em que Lula não foi o mais votado para presidente no Estado – disse o professor.
Os petistas acreditam que a recepção de Lula será calorosa. O deputado estadual Ronaldo Zülke (PT), porém, entende que as vaias são naturais no ambiente político.
– Espero que o povo gaúcho receba bem o presidente, que traz consigo boas notícias – afirmou Zülke.
O fato de que Lula anunciará investimentos no Estado não comove os manifestantes, no entendimento de César:
– Os segmentos que se dispõem a protestar não levam absolutamente em conta o que ele vem anunciar.
O deputado federal Paulo Pimenta (PT) aposta que Lula não será vaiado. Ele disse ter conversado com o presidente, que vive um momento de grande entusiasmo pelo PAC. Conforme Pimenta, Lula adiou a visita prevista para julho em respeito à dor dos familiares das vítimas do avião da TAM:
– Aquele momento era uma questão de respeito ao luto que o Estado vivia. Seria impossível manter a agenda.

ZERO HORA

Clima esquenta na Fiergs entre manifestantes pró e contra Lula. Grupo que pretendia protestar teve faixas e cartazes confiscados

Manifestantes a favor e contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizaram confusão por volta das 15h desta sexta em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), na zona norte de Porto Alegre, onde o petista deve chegar em instantes. Lula, que desembarcou por volta das 15h55min no aeroporto Salgado Filho, vem ao Estado para uma visita rápida, de três horas, em que anunciará investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Cerca de 300 pessoas ligadas a partidos da base aliada do governo esperavam para saudar o presidente, com caminhões de som, bandeiras, faixas, adesivos e bonés, quando aproximadamente 20 apoiadores do Movimento Luto Brasil apareceram no local. Este grupo, que trazia faixas de protesto, foi hostilizado pelos pró-Lula e teve o material confiscado.

COM INFORMAÇÕES DA RÁDIO GAÚCHA clic aqui e veja a materia completa.


Acompanhe a divulgação de nossas ações pelo blog http://lutobrasil.blogspot.com/
ou mande seu e-mail para lutobrasil@gmail.com
Acesse também a nossa comunidade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37823547

Nenhum comentário: